15 junho, 2007

Nada de geração coca-cola hoje

Ando pensando no valor da vida, sabe?!

Ontem, fiquei sabendo que um menino da minha cidade, da mesma idade que eu e com alguns amigos em comum se matou! E isso me deixou meio intrigada.Além disso, conversando hoje também ouvi um amigo falar de uma conhecida, que é super alto astral, gente boa, inteligente e tudo mais...que também tentou suicídio.Daí fico pensando o que está acontecendo com a minha geração...essa que atualmente está na faixa dos 20 aos 30 anos.
Ultimamente, ouço (e sou uma delas!)que reclama da vida, se enfure com problemas dos mais diversos...e, ainda não consigo entender o que faz para que uma pessoa jovem, saudável, chegue num stress que há 10 anos atrás seria digno de pessoas acima dos 50 anos e não de jovens que vão pra balada, dão risada, curtem o certo e o errado...Por quê esse stress na minha geração?
Nunca imaginaria que com 21 anos pudesse ouvir que fulano se matou, a outra tentou e não conseguiu, a outra teve um colapso nervoso por culpa de acúmulo de "emoções"...Como assim?Que mundo é esse?
Esse post está em um tom diferente dos outros talvez, mas é que estou meio abalada com essas "idéias".
Não consigo me adaptar com a idéia de nós jovens estarmos "perdidos" em relação a trabalho, faculdade, vida no geral mesmo.Jovem, pelo que eu sempre soube, e tanto sonhei quando era criança, era a fase de fazer as metas, cumprí-las e correr atrás de tudo isso.E não, se matar, ter síndrome do pânico, depressão...que geração é essa?cadê a juventude disso?aquela alegria?cadê a vontade de mudar, de crescer, a "revolução" típica dos jovens?
Não me vejo nisso, e nem essa geração em que vivo.Agora me parece que nós jovens sabemos nos divertir e do resto são preocupações, só preocupações.Com tudo o que nos rodeia.
Pode ser que alguém esteja pensando que essa é a chegada a maturidade, mas pelo que eu lembro nunca ouvi meus pais falarem de amigos deles de quando tinham essa idade que passaram por tais transtornos.
Ouvi até uma explicação de uma psicóloga dizendo que o conceito de adolescência não mais será até os 16 a 18 anos e sim até a faixa dos 30 a 35 anos.Isso porque, o ritmo de vida mudou muito, as responsabilidades estão cada vez mais intensas e por vezes, mais cedo.
Essa é a teoria que mais me conforta, porém não a que me convence.Nada até hoje colocou na minha cabeça o que leva eu e minha geração a tanta mudança repentina, tanta inconstância, tanto medo, desesespero.
A sensação que eu tenho é de que nós ficamos com dúvidas em relação a família, amigos, faculdade,trabalho..tudo e o ápice disso é o suicídio,doenças psíquicas, como já falei.
A maior questão pra mim é...como responder todas essas questões e dar "paz" a nossas vidas?


*************************************************************************************
Post bem diferente e explícito, que nem diz uma amiga blogueira!

Bom fim de semana pra todos =)

2 comentários:

el buenito disse...

Sim. Somos a geração 'x' que tentam conquistar com publicidade, com faculdades fáceis para nos formar tecnicistas, para prestar serviço às grandes corporações e à política, que se divide em dois lados, ambos prejudiciais a todos, exceto a eles mesmos.
Quantos livros que não caem no vestibular você lê? Que músicas que não tocam nas FMs com locutores que gritam você ouve? Qual foi a última vez que vo^cê conversou com quem vai pra cama com você?
Mas não importa, pois o que importa é uma nova droga, ou muito dinheiro no banco, e pacotes turísticos-sexuais, e "modelos"de propaganda de cerveja, auto-intituladas e promovidas a artistas.
Não queremos ser um Renato Russo ou um Cazuza, nem mesmo um Che Guevara.

diario disse...

Olá eu tenho um blog tambem gotaria que você participasse ele é bem legal.
Atenciosamente.