11 julho, 2006

Sra.Saudosista!

Caros leitores,
Preparem-se para um texto (muito) saudosista, com uma autora de 20 anos achando/ parecendo que já viveu muito.Quem estiver disposto, que vá seguindo as próximas palavras desta que hoje está tomada de nostalgia!
Há algum tempo, vi que a antiga série Confissões de Adolescente(TV Cultura), seria lançada em DVD.No momento senti um calafrio e não entendi bem o porquê...
Hoje, aproveitando minhas férias e o longo tempo de ócio aluguei esse DVD.Sou totalmente leiga quanto a filmes e séries, apenas uma apreciadora assídua.Ainda mais quando o assunto é um seriado da minha (recente) adolescência, que eu sempre adorei.
Para quem não sabe, tenho uam irmã de 16 anos, a qual me fez companhia hoje no momento "relembrando meu passado", durante os 6 episódios que assistimos.
Estou acostumada a ver a diferença de idéias entre a minha geração e a dela, mas hoje isso foi claro ao assistir Confissões de Adolescente, que ela mal lembra de quando foi exibido (1994/1997 +/-).
Minha maior saudade, foi da inocência que eu tinha com 8..10 anos quando lembro da série e com 15...16 anos quando as cenas da tevê pareciam se repetir na minha vida real.Os meus pensamentos de 16 anos, são totalmente diferentes dos que a minha irmã e amigas da idade dela têm hoje.Com essa idade, já sabia de alguma coisas, mas tenho a impressão que tudo parecia ser mais leve, hoje é tudo mais claro, mais abrupto.
Em um dos episódios, a personagem com 13 anos dá seu 1º beijo mas continua tendo seu lado menina, ainda não é uma adolescente.Hoje, sinto que meninas de 12..13 anos têm as idéias que eu tinha com 15..16 anos, são adolescentes tão cedo e se transformam em mulheres num curto espaço de tempo, também.
Ao mesmo tempo que invejo um pouco esse maior entendimento das coisas, eu sinto saudades de pensar com a mesma inocência, esperança, perfeito otimismo que tudo seria perfeitamente correto e cíclico no meu mundinho.
Mas, hoje com meus poucos 20 anos, vejo a diferença...preocupações, responsabilidades, metas, expectativas, pessimismo...etc!
A única coisa que posso fazer, atualmente, é agradeçer aos meus pais pela minha formação, por tudo que fiz e deixei de fazer nesses anos de criança/adolescente.Fui e sou muito feliz, aproveitei minha infância, adolescência e agora minha juventude.
Pode ser prepotência minha, peço que entendam como saudosismo, mas acho que minha geração aproveitou melhor do que a de hoje, que tão cedo se depara com tantos problemas, responsabilidades, cobranças, expecativas a atingir, etc...
Peço desculpas, mas hoje assistindo aos 6 episódios, tive muitas saudades dos anos que passaram e entristeci ao ver a diferença da geração atual.
Acredito que essa comparação seja pobre de argumentos, mas como sempre..escrevendo com o coração...a mente só organizando os sentimentos, acho que meu lado de adolescente ainda vive em mim quando os assuntos são sentimento e esperança...
Talvez porquê minha mente tenha se acostumado desde meus 13 anos a organizar meus pensamentos em palavras escritas...diários; cartas para mim mesma, amigas, pessoas que nunca receberiam minhas letras, minha mãe...
Será que hoje ainda tenha uma adolescente que faça isso?

P.S: Queridos leitores, torçam para que meus próximos sentimentos sejam mais controlados pela minha razão, senão os etxtos serão cada vez mais sem nexo para quem lê e cada vez mais loucos e "entendíveis" para quem escreve.

Beijos Ná Carvalho

6 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha amada,eu posso ser suspeita em dar minha opinião,mas eu me emociono com tudo o que você escreve,pois é com o coração,eu espero que você não mude em nada,você tem muito ainda para viver e viver com serenidade,verdade e intensamente.
Seja o que você é sempre,linda,sonhadora,que acredita que o mundo ainda pode ser melhor,pois você faz a diferença,beijos! mamãe.

Anônimo disse...

Minha filha amada,eu posso ser suspeita em dar minha opinião,mas eu me emociono com tudo o que você escreve,pois é com o coração,eu espero que você não mude em nada,você tem muito ainda para viver e viver com serenidade,verdade e intensamente.
Seja o que você é sempre,linda,sonhadora,que acredita que o mundo ainda pode ser melhor,pois você faz a diferença,beijos! mamãe.

SACANITAS disse...

ola na!
coisa mais linda o comment da mamae hein!!! :)


adorei o texto e vou la agora dar um beijo na minha tmb! :)


beijocas pra ti!

Roy Frenkiel disse...

Nathalia, voce se cobra demais, hehe, mas faz parte das boas mentes! Nao sei... Recebi um imeiu dia desses falando de como as coisas eram mais 'faceis' para quem, como eu, viveu sua infancia nos anos '80... A pergunta eh: Como sobrevivemos aos anos '80?

Nao havia travas para automoveis, cinto de seguran'ca, travas para remedios e seus cabinetes, capacete pra bicicleta e outros apretrechos protetores, ficavamos na rua sozinhos sem celulares para que nossos pais soubessemos onde estavamos... Discordo...

Justamente porque muitos nao sobreviveram, muitas dessas coisas surgiram. Claro que muitas delas sao pleno comercio, ok, como os celulares e video games de nao sei quais gera'coes, mas ao mesmo tempo, os pais podem, de fato, se comunicar com os filhos melhor por causa dos avan'cos, cinto de seguran'ca salva a vida de muita gente, o mesmo com apetrechos de seguran'ca para bicicletas e o fato de nao poder sair as ruas sozinhos e de noite eh um problema social, piorado ao longo dos anos. Aqui, toda vez que um onibus escolar freia para pegar crian'cas, todas as linhas proximas de veicula'cao dos automoveis tem de esperar as crian'cas entrarem para prosseguir viagem. Isso eh chato? Eh, mas eh civilizado tambem.

O mesmo com a 'inocencia'... Concordo contigo, da saudades de quando nao sabiamos, mas nao porque nao sabiamos, creio que as saudades vem da sensa'cao de aprendizado, como gostariamos de sempre aprender essas coisas 'magicas' que, ao longo do tempo, ficam comuns e cotidianas.

Resumindo, Nathalia, voce que tem seis anos a menos do que eu, eu assistia a seria com 16 anos de idade e juro que para mim aquilo ali ja estava avan'cado demais... Ai a gente cresce e aparece... Definitivamente, a inocencia tem seu pre'co, e sua ausencia tambem.

bjx

RF

Anônimo disse...

Náaaaaaaa, seus textos estão cada vez mais a sua cara, e, quem te conhece bem pode dizer isso! Lindos demais!! Queria que um dia um lado meu escritora também desabrochasse! :) Beijossssssss!!!!

Anônimo disse...

Olá... também passei pela mesma fase "Confissões de adolescente" e tb percebo as mudanças nas meninas ao meu redor... espero que ainda reste um pouco de ingenuidade no mundo. Beijo, Nina.