26 julho, 2006

Valores e valores....

Uma vez em uma dinâmica em grupo, para um entrevista de emprego, o RH da empresa pediu que os participantes falassem dos seus valores de vida.Não lembro muito bem o que falei, mas de uma coisa que percebi é que os meus valores de vida são aplicados em todos meus relacionamentos, seja de trabalho, amor, amizade, família, etc...
Depois pediram que falássemos sobre o que nossa vida é estabilizada, nossa base e uma das 3 "coisas" que citei foi amizade.
Sempre dei muito valor aos meus amigos, sejam eles da minha família(como minha mãe e minha irmã, por exemplo) ou fora dela, aqueles amigos que você sabe que são verdadeiros e com o tempo ou percebe que fez a escolha certa.
Eu não sou exceção, para isso, e também já tive falsos amigos, aqueles que dei o valor que não mereciam.Mas só de pensar na qualidade, e não quantidade, das minhas verdadeiras amizades até esqueço os que me desiludiram.
Esse último final de semana aconteceu uma coisa atípica, eu e algumas amigas sentamos pra conversar e só então percebemos o tempo que fazia que não reuníamos "todas" pra falar de futilidades, fofocas, valores, como andam nossas vidas.
E mesmo aquelas que ainda tenho contato freqüente percebi que, como tudo, a amizade mudou...amadureceu e melhorou!
Lógico que tem certas coisas que não mudam, como: Dona Ruiva que desde o começo da nossa amizade digo que é minha metade racional e eu sou a metade emocional dela, conseguimos nos equilibrar, uma aprendendo com a outra, por bem ou por mal mas aprendemos.
E hoje é tão bom perceber que essa amiga ainda sabe disso, dá valor, temos nossa sintonia,amizade pela qual agradeço a Deus.
Com o tempo fui vendo que distância, tempo se falar, novas amizades, namoros não eram o fim da nossa amizade, comoeu pensava com minha típica imaturidade de adolescente.
E como é bom perceber que meus verdadeiros amigos também pensam assim.Mais que uma vez já aconteceu de ficar um longo período sem falar com alguma pessoa querida, por n motivos, e depois ver que a intimidade, a confiança e a lealdade só se fortaleçeram.
O que quero dizer com esse texto, se é que ele tem alguma "lição de moral", foi o que percebi esses dias do final de semana passado: valorizar os verdadeiros amigos, cultivá-los e não dar o que receber, e sim dar o que o coração manda.
Já ouvi mais que uma vez de diversas amigas e colegas a frase "a partir de agora, só vou dar o que eu receber", respeito quem diz isso, mas acho que em qualquer relacionamento isso não é tudo.
Muito mais importante que isso são os sentimentos e os momentos, valorizá-los "em cada vão momento".
Aos meus verdadeiros amigos, que estão sempre comigo na distância, na hora de rir e chorar, dançar ou durmir, ouvir e falar, dar bronca e respeitar...só tenho um grande obrigada!
Escrevi esse texto baseado em um post que fiz no meu fotolog para Dona Ruiva, amiga/irmã não de sangue, mas de coração, que tenho um carinho enorme e é muito especial na minha vida.
Ruiva, obrigada por ser minha amiga na infância, adolescência e agora, por todos momentos juntas, são vários e importantíssimos, e todos que ainda virão.
Espero que minhas amizades recebam estas palavras com todo meu carinho e importância que lhes dou!
Desejo muita amizade para todos que lerem isso!

Beijos Ná Carvalho

8 comentários:

Anônimo disse...

AAAAAAAAAA, SEM PALAVRAS PRA ESSE TEXTO QUE DEMONSTRA TANTO COMO É BOM TER AMIGOS E COMO É MELHOR AINDA TER AMIGOS COMO VOCÊ. SEM PALAVRAS PRA VC DONA NEGA, ALIÁS TENHO SIM.


Obrigado por acreditar em mim quando eu achei difícil acreditar em mim mesmo. Obrigado por dizer, algumas vezes o que eu realmente precisava ouvir,em vez do que eu queria que você dissesse e por ter me mostrado um outro lado a considerar.

NEM PRECISO FALA MAIS ND NÉEEEEEEE??? T AMO

Anônimo disse...

ah naaaah, que lindo! bem legal o que vc escreveu, mandou bem! huaihaiua nosso fds foi bom mesmo né?! cada vez que me dou conta das minhas amizades eu me sinto tão bem tb, e vc é mto especial pra mim! e tb te digo OBRIGADA viu! amo vc morena ;*

Anônimo disse...

oh meu bem..
posso falar de novo q vc me orgulha?
;P
obrigada igualmente por naum ter medo de me "peitar" e "enfiar" na minha cabeça dura q eu num to certa sempre..por mais q eu sempreee ache q estou!

se vc eh a parte emocional da mah...pra mim vc eh a maternal!
;*

Anônimo disse...

NAHH
Adorei seu texto e AMEIIIIIIII nosso fds juntas..fazia tempo q nao ria tanto!!!!!!
=D

ps...to com saudade jah

=***
bru

Anônimo disse...

na...
que lindo seu texto gostei muito viuuuuuuuuuu... de verdadee!!!
falo de coraçao... e tudo que senti o que eh mais importante...
te amo muitaooooooo
beijosssss

Brena Braz disse...

Oi, pequena grande jornalista!
Vim retribuir a visita e muito me encanta o que vejo por aqui!
E aliás, postamos o mesmo tema: amizade...
Que tudo ter grandes amigos, não?!
Beijos

Anônimo disse...

Minha filha amada,seu texto mais uma vez me emocionou,como é bom eu saber que você preserva os verdadeiros valores da vida,familia,amigos ,é maravilhoso ter as pessoas que amamos ao nosso lado,acompanhando nossas conquistas e derrotas,e sempre declarar o nosso amor o valor que elas tem em nossas vidas,graças a Deus você é muito transparente verdadeira,romântica e sonhadora,não perca jamais os teus sonhos,e não permita que as pessoas passem pela sua vida sem saber da real importância para você,beijos !

Roy Frenkiel disse...

Nathalia, a troca e conscientiza'cao de valores 'novos' se faz ultra-necessaria se quisermos atingir o nivel de civiliza'cao, algum dia, nesta vida.

bjx

RF