29 maio, 2006

Tartaruga ou Borboleta?

Quantas e quantas vezes que já desejei,ansiei por ser tartaruga,mas vida nunca me deixou essa escolha.Por um simples motivo:nasci borboleta!
Já me martirizei muito por esse fato,sofri muito...na verdade,ainda sofro.Porque borboleta,nasce quando sai da casca,quando se abre,e eu sempre me abri muito em todas vezes q nasci.
Não foram muitos meus nascimentos,alguns sim!Cada vez que conhecia uma pessoa interessante, o típico frio na barriga aparecia, o desejo de ficar envolvida nos braços desse ser era constante, o medo de perde-lo era aterrorizante -e por vezes, com resultados catastróficos, as saudades apareciam e fazia o coração doer.
Enfim, cada paixão eu vejo como um nascimento.Vejo assim porque sou borboleta, e cada vez que me apaixono parece que renasço e a vida é toda novinha em folha, vejo as coisas de modo diferente...e assim acontece todas vezes!
E depois de nascer borboleta, de me abrir para a vida nova, me torturo por não ter nascido tartaruga.É que tartaruga não é tão afobada quanto a borboleta que não vê a hora de uma vida nova, quando está morta.Tartaruga, só se mostra, devagarzinho,para a vida nova
qdo se sente segura, protegida.Ela é mais racional, espera a vida mostrar o que oferecer para depois ir se mostrando, e sempre sem ilusão,sonhos, ansiedade nem desespero ao esperar um telefonema, email, scrap..nada!A tartaruga, fica quase que indiferente a presença da vida, sabe que está ali mas simplesmente convive com ela.
Eu como borboleta, me jogo na vida quando ela me aparece!A tartaruga, fica pensando e se fecha cada vez que vê a vida é tudo que ela sempre quis.E assim, demonstra minimamente o que sente pela vida, e isso ás vezes faz com que ela perca a chance de ser feliz.
Depois de não ter o que eu imaginava, sonhava com minhas vidas, percebi que estava em dúvida se seria tão bom assim ser tartaruga?!
É, tartaruga só se mostra quando tem certeza do que tem em troca, e quando se sente segura.Tudo bem, concordo que nós(borboletas) realmente não pensamos nessa hipótese que se resume em uma palavra :ESPERAR.Não sabemos muito bem o que significa, e quando paramos para pensar nela nos assustamos um pouco.Porque percebemos que: ou não vamos ter o que sonhamos que iria acontecer ou se tivermos, vai ser depois do tempo que imaginamos.
Numa dessas, a desilusão vem e geralmente acaba com a vida e deixa a vontade de ter sido tartaruga totalmente para que isso não tivesse acontecido, e mais uma vez pensar ‘’eu não aprendo nunca!’’.
Porém, pensei outro dia...de que adianta ser tartaruga e não ter a satisfação de acordar ter o primeiro pensamento naquela pessoa?de sentir o quanto é bom estar com aquela pessoa, que você se entrega de corpo e alma?
ASnsação é maravilhosa, recomendo!E quando pensei q minha possibilidad de me jogar na vida e dar certo é de 50%, tanto quanto de dar errado.
E essa probabilidade é a mesma para quem não se joga de corpo e alma na vida, de quem não aposta tudo o que tem.
Logo, optei por continuar borboleta e ás vezes quando o 1% de racionalidade que existe em mim der as caras eu penso um pouco como tartaruga.
Eu me jogo,sim!Prefiro me abrir pra vida pensando em coisas boas que podem acontecer (porque tenho fé que coisas boas atraem o mesmo) do que me fechar e só me mostrar quando a vida e a outra parte já tiver me dado tudo e eu só recebendo, analisando para depois dar um pouquinho de mim.
Não, não....nasci para borboleta mesmo!Feliz através das infelicidades, mas sendo feliz e realizada...depender de se jogar: SE JOGAA!



Escrevi esse texto inspirada num papo com amiga preocupada com uma pessoa que é muito tartaruga ou borboleta,segredo!, e pra variar não me contive e escrevi muito.Desculpe, aos leitores que não apreciam textos longos, mas o sentimento é incontrolável, os dedos não param.Então, peço-lhes paciência , caso leiam mais no '' Uma Jornalista''.

Beijoss Ná

4 comentários:

Natalia Gregolin disse...

texto longo hein mocinha...mas valeu mto a pena le-lo inteiro!!!
Seu texto me convidou para reflexão! Tartaruga ou Borboleta? Na verdade não dá pra saber o que seria melhor naum eh? Talvez ser borboleta seja bom pela liberdade, pela euforia de se jogar pra vida, porém, borboletas vivem apenas 24 hs..e eu não quero isso pra mim! td bem que renascer todos os dias é maravilhoso, mas as vezes é preciso se preservar! Ser tartaruga também tem o seu lado bom e ruim...o lado da casca grossa que proteje, mas também esconde a beleza interior! O lado dos passos sem vontade, que retardam uma tristeza, porém não antecipa uma alegria!
Enfim...eu escolho ser borboleta num dia e tartaruga no outro! Por vezes eufórica alterando com ser retraída! Ser inconstante, ser as duas coisas, me permitiria poder estar dobrada dos dois lados: uma metade de mim voa, vive e morre ao final do dia, a outra metade se preserva dentro da casca grossa, caminha sem mta vontade, mas chega, sempre chega, chega porque acredito que isso acontece!
bjus

Anônimo disse...

meu..
amei!
DEMAIS..
do fundo do coração eu nem sabia q vc escrevia perfeitamente desse jeito..
tomara q ela leia, e entenda a lida m,ensagem q vc tentou passar de menira tao suave(coisa q eu sei q num sou)..
parabens nah!
vc tah mtooooooooo no caminho certo!

teamo ;***

Anônimo disse...

mto perfeito seu texto nah!!! adoreii!! =)
eh...talvez eu seja tartaruga as vezes...mais apos algumas transformaçoes eu ja to quase virando uma borboleta! graças a sua ajuda eh claro ;)

;*****

Anônimo disse...

Nahhhh, que lindo, foi vc mesmo que escreveu, será?! tô brincando....perfeito, vc escreve muito bem, me emocionei no texto dos pais e neste tbém, vc escolheu a profissão certa, continue assim e não desista nunca, pq muitas barreiras vão aparecer, pode ser p/ testar vc ou não, mas com certeza tenha força e fé, que vc chega lá.
PARABÉNS...
Tô muito orgulhosa de vc, espero poder acompanhar sempre seus textos, adoro ler coisas interessantes como estes textos que vc escreveu, admiro muito esse dom e tento sempre trabalhar isso em mim, a escrita.
Bjos de sua prima que te ama muito!!!
Fabiana